Cuidados com as Semijoias

Para garantir a durabilidade de suas peças, sigas as seguintes orientações:

 

1 - Guarde com cuidado

Escolha sempre um local seco e limpo para guardar e conservar suas semijoias. Use um porta-joias, gavetas ou caixinhas com divisórias. E evite guardar muitas peças juntas, pois elas podem se enroscar e quebrar no momento de retirar.

Uma super dica é armazenar dentro de saquinhos!

 

2 – Evite contato com produtos químicos

As semijoias são folheadas a ouro, ou seja, possuem algumas camadas, mas não são maciças em ouro. Por isso, ao manusear produtos químicos, retire sua peça antes de iniciar.

 

3 – Não passe perfume direto na peça

Se o perfume for passado diretamente sobre a peça, com o tempo vai danificar a peça, em função do álcool presente na sua composição. O indicado é passar o perfume, esperar secar, e depois colocar a semijoia.

 

4 – Lustre com flanela

Use uma flanela macia para limpar e lustrar suas peças, após o uso. Esse procedimento vai retirar o suor e sujidades mais superficiais do uso no dia a dia, evitando o escurecimento e oxidação da peça, causado pelo ácido úrico e produtos químicos.

A Atina tem flanelas exclusivas para limpeza. Confira!

 

5 – Limpe suas peças com água e sabão neutro

Quando houver acúmulo de resíduos que não são eliminados pela flanela, pode haver perda de brilho e o escurecimento da peça. Nesses casos, além da limpeza com a flanela, lave as peças com sabão neutro e água morna. Este tipo de limpeza é aconselhado para o cotidiano. E não esqueça de secar bem.

Uma boa dica é usar o secador de cabelo.

 

6 - Evite usar suas peças no mar e piscina

Evite o contato das peças com a água do mar e piscina para preservá-las por mais tempo. O contato recorrente com o cloro na água da piscina pode deixar as peças escuras em um curto espaço de tempo. Já o sal e a areia podem arranhar a superfície das peças e desgastar o seu banho.